As lâmpadas fluorescentes e outras lâmpadas, como por exemplo, lâmpadas de baixo consumo de energia (CFL – Compact Fluorescent Lamps), lâmpadas de sódio, lâmpadas de descarga contendo mercúrio (HID – High Intensity Discharge) e lâmpadas de mercúrio tradicionais são comuns nos dias que correm. Este tipo de lâmpadas, muitas vezes contém mercúrio, que é um elemento químico tóxico para os seres vivos e também prejudicial para o ambiente. Por exemplo, as lâmpadas fluorescentes normalmente contêm mercúrio na forma de vapor, a fim de alcançar a fluorescência de um material denominado luminescente que está localizado no interior do tubo. O material luminescente, que em si pode conter mercúrio, está contido nas lâmpadas e, portanto, é necessário para as lâmpadas emitirem luz.
A Ambicare Industrial com o seu Centro de Reciclagem veio dar resposta a nível nacional no tratamento das lâmpadas fluorescentes e de descarga contendo mercúrio.

Para entregar as suas lâmpadas deverá estar registado no SILiAmb (https://apoiosiliamb.apambiente.pt/) e vir acompanhado da respectiva e-GAR.
As normas europeias WEEELABEX foram criadas pelas entidades gestoras de REEE como um meio para melhorar as práticas de gestão de REEE na Europa promovendo a adopção desses padrões por operadores e estados membros.
A obtenção da certificação WEEELABEX é o reconhecimento internacional da excelência do serviço prestado pela AMBICARE no que à reciclagem de lâmpadas diz respeito.
O termo reciclagem refere-se à sua valorização como resíduo, isto é, recuperação dos materiais seus constituintes e a sua introdução na indústria.
Para entregar as suas lâmpadas deverá estar registado no SILiAmb (https://apoiosiliamb.apambiente.pt/) e vir acompanhado da respectiva e-GAR.