Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018

Realiza-se entre 17 e 25 de novembro a edição de 2018 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
A elevada quantidade de resíduos produzidos todos os anos na Europa impede a concretização de objetivos de desenvolvimento sustentável. O lixo tem um enorme impacte no ambiente pois causa poluição e emissões de gases com efeito de estufa que contribuem para as alterações climáticas.
Além disso, os resíduos produzidos causam perdas de materiais significativas. Este é um problema particular na União Europeia, que é altamente dependente de matérias-primas importadas.
A prevenção de resíduos e a gestão adequada dos resíduos são, portanto, elementos chave para garantir a eficiência dos recursos e o crescimento sustentável das economias europeias.
Os estudos realizados mostram que os benefícios climáticos da prevenção de resíduos, preparação para reutilização e reciclagem superam claramente o uso de qualquer outra solução de tratamento de resíduos, mesmo quando a energia é recuperada durante o processo.
Portanto, é essencial favorecer e promover os 3 primeiros níveis da hierarquia de resíduos: Prevenção, preparação para Reutilização e Reciclagem.
Go to top